• desafio2018
27.05.2018 - 13h07

Bodoquena apóia o Esporte com passeio ciclístico durante o 3º Desafio Serra da Bodoquena de Mountain Bike

Começou na manhã deste sábado (26) o 3º Desafio Serra da Bodoquena de Mountain Bike 2018. Os atletas inscritos no desafio e participantes amadores foram direto na Praça da Liberdade, centro de Bodoquena, pegar o kit do passeio ciclístico. A ação recreativa do passeio de bicicleta teve inicio às 15h30 com largada na avenida Manoel Rodrigues de Oliveira e contou com o total apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O passeio teve a participação de aproximadamente 300 ciclistas de outros estados e da região. Crianças e adultos puderam desfrutar, durante todo percurso, de um cenário montanhoso com vegetações do cerrado, animais do pantanal, formando uma linda paisagem que só Bodoquena pode oferecer.

Moradora de Campo Grande e participante assídua das edições anteriores do desafio, Alair Hardmann aprovou a organização do evento que segundo ela, além de promover a saúde e o esporte, fortalece a interação social entre pessoas de culturas diferentes com o mesmo objetivo, fazer parte da história de uma das maiores festas do ecoturismo esportivo do Estado.

“Muitos que vem pra cá, voltam com novas amizades na bagagem, sem falar da animação que foi o show na concha acústica. Bodoquena está de parabéns mais uma vez com este evento ciclístico”, congratula a participante.

Quem ficou satisfeita com as atividades do passeio foi a secretária de Turismo de Bodoquena, Lejania Ribeiro Malheiros, ao presenciar a festa ciclística mais famosa da região sudoeste do pantanal sul-mato-grossense.

“Assim como nas edições anteriores, o evento está sendo mais uma vez um grande sucesso. Muitas pessoas estão chegando e estamos de braços abertos esperando ansiosos por todas as pessoas que fazem do Desafio da Serra da Bodoquena, um evento único no país”, ressalta Lejânia Malheiros.

Show

Paralelo ao passeio de hoje e a competição Pró deste domingo (27), logo no anoitecer, às 18 horas, a Banda Haiwanna animou a galera e trouxe para seu show, variado repertório com grandes nomes do rock nacional. Além da praça de alimentação para manter a energia dos atletas e participantes.

Pró

O Desafio Serra da Bodoquena é uma prova desportiva na modalidade de mountain bike em circuito de maratona com longas distâncias. O estilo da corrida é off-road, ou seja, todo o percurso é feito em estradas pavimentadas, estradas de chão, trilhas em morros e matas.

Famoso no meio da modalidade esportiva, o evento ciclístico conta com os circuitos pró, Sport e turismo e faz parte do calendário da Federação MS de Ciclismo (FMSC) com a prova homologada na entidade. Entretanto, este ano não contará pontuação para ranking estadual.

Conforme explica a empresa Atitudes, Aventuras e Desafios, organizadora da competição, a intenção da prova em Bodoquena é integrar os adeptos e praticantes da modalidade, com os grupos de pedal, “levar o ciclismo pras academias, simpatizantes por aventuras, comunidade rural e moradores do interior. trazer para o Estado a prática de um esporte que já é apreciado por todas as faixas etárias e sociais à natureza e tradições sul-mato-grossenses”.

Roteiro

O roteiro de prova será por estradas pavimentadas ou não, propriedades particulares, rurais, estradas em áreas urbanas. O que a organização pede aos atletas é atenção e principalmente, obedecer sempre às leis de trânsito quando em vias públicas, “uso do bom senso para o bom andamento da prova”.

Confira a programação para este domingo 27/05/2018:

06h00 às 07h00 - entrega de kit para inscritos no Desafio/Maratona (Concha Acústica Praça Central de Bodoquena)

Bodoquena - MS

06h30 - início do alinhamento para largada PRÓ

07h00 - briefing para a categoria PRÓ

07h15 - largada de todas as idades da PRÓ

07h30 - início do alinhamento para largada SPORT

08h00 - briefing da categoria SPORT

08h15 - largada de todas as categorias SPORT

08h20 - início do alinhamento para largada TURISMO

08h30 - briefing da categoria TURISMO

08h45 - largada da categoria TURISMO

15h00 - tempo limite de prova, encerramento da cronometragem categoria SPORT

15h00 - tempo limite de prova, encerramento da cronometragem categoria PRÓ

15h00 - tempo limite de prova, encerramento da cronometragem categoria TURISMO

15h00 - horário previsto para início da premiação

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ciclístico diz que a programação poderá ser alterada e rearticulada caso necessário.

Thiago Gonçalves

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena