• Servidores da Prefeitura de Bodoquena no TCEMS
29.06.2017 - 22h57

Servidores Públicos da Prefeitura de Bodoquena recebem capacitação no TCE/MS

Nos dias 22 e 23 de junho de 2017, nessa quinta e sexta feira passada; servidores da Prefeitura de Bodoquena estiveram em uma capacitação de 16 horas no Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul sobre elaboração do Plano Plurianual, o conhecido PPA.

O PPA foi instituído pela Constituição de 1988, é um instrumento de planejamento, tem natureza obrigatória para os governos em todos níveis da federação.

Tem vigência de 4 anos e é organizado na lógica de programas de governo. Podemos afirmar que no PPA vão elencadas as propostas que foram feitas pelo Prefeito eleito quando apresentou sua plataforma governamental em campanha.

Nas últimas décadas o PPA tem sido para muitos governos uma mera peça de ficção, no entanto este treinamento veio colocar um fim nesta maneira de administrar e ele passará a ser na realidade um norteador da administração. Para isso faz-se necessário que a população organizada participe na sua elaboração e que haja posteriormente, na sua execução; avaliação e monitoramento, mensurando o resultado alcançado em relação ao que foi pactuado.

O Executivo municipal não mediu esforços e mandou para participar do treinamento sete servidores da área técnica, para que; após treinados possam utilizar-se dos métodos para traçar um bom planejamento de médio prazo. 

O TCE/MS trouxe de Mato Grosso dois profissionais especialistas em PPA, que foram os instrutores durante este curso com 16 horas de duração.

Sendo que os TCEs, têm bons profissionais,  estão melhores aparelhados, não seria justo cobrar sem não orientar. Portanto estão trabalhando de maneira pedagógica para a partir daí sim; cobrar de seus jurisdicionados.; palavra da conselheira Marisa Serrano.

Em conversa com os  servidores de Bodoquena a afirmação foi uma só. "Treinamento de grande importância e com certeza vamos colocar os conhecimentos adquiridos em prol de nosso município e com certeza a população será a grande beneficiada".

O nosso PPA tem prazo até setembro para ser entregue ao legislativo, portanto há tempo suficiente para ouvir a sociedade organizada, servidores e montar uma bom programa de governo arrojado e exeqüível.