• campanha_dia_d
12.05.2018 - 13h18

Kazu Horii lança a Campanha Nacional Dia D para imunizar a população de Bodoquena contra o vírus da gripe

O prefeito Kazu Horii (PSDB) abriu na manhã deste sábado (12), no Paço Municipal, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Bodoquena. O “Dia D” é um ato de mobilização nacional com foco nos indivíduos acima dos 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da Saúde, trabalhadores da Educação, os povos indígenas e grupos portadores de doenças crônicas.

No município conforme informação da Secretaria de Saúde, durante a última semana, as equipes atingiram 50% da meta prioritária que fica em torno de 1.800 pessoas imunizadas contra a gripe.

Os trabalhos de combate a influenza continuam nos próximos dias na UBS Maria Rita Sena Campos que fica ao lado da Delegacia de Polícia Civil e no ESF Urbano da Vila Nova Esperança onde estão disponibilizadas as salas de vacinação.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica em Bodoquena, Alessandra Cristina R. Torres Monteiro,  explica que a Secretaria de Saúde montou na manhã de hoje em frente a prefeitura, a extensão dos trabalhos de vacinação em conjunto com a ação social desenvolvida pelas atletas jogadoras de futebol do projeto social Brasil Soccer Academy de São Paulo.

Alessandra Monteiro afirma que a campanha de vacinação contra gripe por enquanto não está liberada para o público em geral, apenas o grupo de risco e revela, “para quem não pôde vacinar e pretende se imunizar contra a influenza vai uma boa notícia. O ministério da Saúde prorrogará a vacinação contra gripe até do dia 1 de junho. Se chegar nesta data e os municípios não atingirem os 90% da meta de imunização, será prorrogado por mais alguns dias”, disse a coordenadora da Atenção Básica.

Após esta etapa, se houver a sobra de vacinas, a Secretaria de Saúde irá liberar o estoque para imunização do público\em geral.

De acordo com informação do site do Ministério da Saúde, a estimativa é de imunizar 60 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, “Estima-se o funcionamento de cerca de 65 mil postos de vacinação, com o envolvimento de 240 mil pessoas e a utilização de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais)”.

Graças ao trabalho de visitação em bairros, vilas e residências em áreas carentes do município feito pelos agentes de saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi levantado um cadastro de pessoas impossibilitadas de irem ao posto de saúde como, por exemplo, os pacientes acamados; elas também terão o serviço em suas casas assim como os moradores da área rural que vão receber o mutirão da Saúde.

Depois do dia 21 de maio será a vez do grupo de pessoas que sofrem com doenças crônicas e prescritas pelo médico, consideradas comorbidades como a diabetes, hipertensão, câncer, doenças do coração, entre outras.

Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde em Bodoquena funcionam das 07h às 11h no período matutino e na parte da tarde, das 13h às 17h.

Ação Social

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o projeto Brasil Soccer Academy que revela talentos do futebol, promove durante todo o dia a ação social em comemoração ao aniversário de 38 anos de Bodoquena e oferece a toda população serviços gratuitos de fisioterapia, fotografia, gastronomia, cortes de cabelo, estética, exames, aulas de inglês e muito mais. Venha e participe que ainda dá tempo.

Thiago Gonçalves

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena