• whatsapp_image_2018_11_22_at_08_23_20
  • encontro_vigiagua
22.11.2018 - 13h50

Prefeitura de Bodoquena participa do I Encontro Regional do Vigiagua em Bonito

A água é um bem essencial à população, ainda mais quando é utilizada para o consumo humano. Quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade, que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, garante qualidade de vida e evita problemas de saúde.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Bodoquena, por meio da Secretaria de Saúde, representada pelo agente de vigilância sanitária e técnico responsável pelo Programa Vigiágua em Bodoquena, Luis Alves da Silva Filho, participou do “I Encontro Regional do Vigiagua – Avanços e Desafios”, realizado esta semana em Bonito. O intuito do evento era reunir todos os técnicos responsáveis pelo programa em Mato Grosso do Sul.

“O evento contribui para que cada município, através do técnico participante, ganhe mais conhecimento e entenda a realidade das outras cidades, aproveitando as experiências dos outros no nosso município”, explica Luis.

O evento contou com a presença de palestrantes do Trata Brasil, representantes da Sanesul, Procuradoria Federal, IMASUL, entre outros. Bodoquena é um dos poucos municípios no Estado que está pactuado com 120 coletas de água por ano com o Programa Vigiagua, que tem por objetivo testar a qualidade da água para consumo humano. As amostras são coletadas uma vez por mês, em pontos estratégicos, como UBS, ESF, hospital e escolas. Além disso, Bodoquena foi um dos 22 municípios que desenvolveram o programa PAM VISA (Plano de Ação e Metas da Vigilância em Saúde) e, por isso, foi premiada com um notebook.

Segundo o Ministério da Saúde o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), consiste no “conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade”. O programa é estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Laiza Carneiro