De acordo com pesquisa realizada entre os dias 09 e 13 de Fevereiro de 2018, através do evento Carnaval Folia Serrana 2018 houve um aumento significativo no fluxo de turistas e visitantes em Bodoquena.
A maior parte dos visitantes são da cidade de Campo Grande, seguido por Miranda e Bonito. Mas tivemos turistas de vários outros municípios do estado como Rio Brilhante, Corumbá, Caracol, Costa Rica, Ladário, Porto Murtinho, Maracajú, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Aquidauana. Turistas de outros estados também estiveram visitando nossa cidade, de São Paulo vieram visitantes das cidades de Andradina e Bauru. Tivemos turistas do Paraná, Minas Gerais e também da cidade de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul.
Foram no total 55 entrevistados, sendo 32 pessoas do sexo masculino e 24 do sexo feminino. A maior parte dos entrevistados possuem o Ensino Superior Completo, seguido de Ensino Médio e Superior Incompleto, na faixa etária de 26 a 35 anos e com renda familiar entre R$ 937,00 a R$ 2.811,00, seguidos de R$ 2.811,00 a R$ 5.622. Dos visitantes, 54% são solteiros, 34% são funcionários públicos e 16% empresários. Dos entrevistados, 54% vieram a Bodoquena por lazer e 25% pelo evento. No quesito tempo de permanência na cidade, somados os visitantes que ficaram 2 e 3 dias, totalizou 56% dos entrevistados. 50% dos entrevistados vieram em grupos de 4 pessoas ou mais, 43% com amigos. A grande maioria dos entrevistados, totalizando 90% vieram de carro próprio e organizaram a própria viagem. Dos visitantes entrevistados, 32% utilizaram como meio de hospedagem pousada ou hotel. 58% dos visitantes realizaram passeios turísticos, sendo que os que não fizeram foi por conta do mau tempo. De todos os turistas, 58% disseram que o evento superou as expectativas e 43% disseram ter atendido a expectativa em relação a visita, 98% indicariam o município e o evento para outras pessoas.
Sendo assim, podemos concluir que os resultados mostram avanços positivos tanto no aumento de turistas no município nas comemorações do Carnaval como também o grau de satisfação dos mesmos.
Fonte: Assessoria