Relatório Preliminar
Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação – PME de Bodoquena/MS
Lei Municipal nº 696/2015
Período 2016-2017
Bodoquena- MS, Abril de 2018
1. RESPONSÁVEIS PELA AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMISSÃO COORDENADORA: (Decreto 046/2017)
Fernando Areco Dias – Câmara Municipal
Edson Antonio dos Santos Pereira – Câmara Municipal
Jairo Barboza de Souza - Semel
Noêmia Pereira Lima -Educação Especial
Claudia Solange Alzeman da Silva – Semel
José Albertino Duarte – Semel
José Marcio Napolitano - Semel
Maria do Carmo Leite de Souza- Ens.Fund. 1º ao 9º ano
Celina Beltramelo Ferracine – Ens.Fund. 1º ao 9º ano
Maria Edileiza Gomes-
Valdiza Dias de Olanda - Ens.Fund. 1º ao 9º ano
Ligia Pinheiro Vedovato – Semel
Cristiano Souto da Silva - Ens.Fund. 1º ao 9º ano
Edilson Marques dos Santos- Ens.Fund. 1º ao 9º ano
Nilsa de Figueiredo Niheuns - Educação Infantil
Preanice Mariano Miranda - Educação Infantil
EQUIPE TÉCNICA DO PME: (Ato n º 047/2017)
Lauro de Aquino Neto- Secretário de Saúde
Marli Peixoto Aranda– Semel/ Representante do PAR- Plano de Ações Articuladas
Jose Marcio Napolitano Semel / Pertence Também da Comissão Coordenadora
Rosely Batista de Souza- Semel/ Representante da Inspeção Escolar
Vanderly Ferreira Bogarim – Rede Estadual de Ensino
Valdecir Costa Campos – Secretaria de Administração e Finanças
Nilsa de Figueiredo Niheuns – Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO .............................................................................................................. 4
2. PROCESSO DE MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO DO PME ............................ 5
3. AVALIAÇÃO DAS METAS E ESTRATÉGIAS ............................................................. 6
I. Educação Infantil............................................................................................................ 6
II. Ensino Fundamental................................................................................................... 7
III. Ensino Médio............................................................................................................. 9
IV. Educação Especial ..................................................................................................... 10
V. Alfabetização ................................................................................................................. 11
VI. Educação Integral ..................................................................................................... 13
VII. Qualidade na Educação ............................................................................................ 14
VIII. Escolaridade Média ............................................................................................... 16
IX. Alfabetização e Analfabetismo ................................................................................. 17
X. EJA Integrada a Educação Profissional ...................................................................... 18
XI. Meta sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio .................................. 19
XII. Educação Superior .................................................................................................... 20
XIII. Educação Superior ................................................................................................ 21
XIV. Educação Superior ................................................................................................ 22
XV. Valorização dos Profissionais do Magistério .......................................................... 23
XVI. Valorização dos Profissionais do Magistério ...................................................... 23
XVII. Valorização dos Profissionais do Magistério ...................................................... 24
XVIII. Valorização dos Profissionais do Magistério ...................................................... 25
XIX. Gestão Democrática .............................................................................................. 25
XX. Financiamento da Educação .................................................................................... 27
4. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES ......................................................................... 28
5. ANEXO .............................................................................................................................. 30
1. APRESENTAÇÃO
O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO – PME de Bodoquena-Ms, com vigência de 2015-2024 e foi aprovado sob a Lei Municipal nº 696/2015. Desde então todo planejamento das ações educacionais do município é projetado em consonância com as metas e estratégias do PME.
O PME se constitui através do processo democrático e participativo com a finalidade de trazer as diretrizes, os projetos e as metas educacionais a serem executadas no período de 10 (dez) anos, garantindo assim a qualidade de construção e implementação das mesmas.
De acordo com o Plano, as metas e suas respectivas estratégias devem ser executadas dentro do prazo de vigência e a cada 2 (dois) anos ao longo do período de vigência do mesmo, a Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação - CMMA deverá disponibilizar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas, tendo como referência estudos e resultados de pesquisas nacionais, por amostra ou demais dados disponíveis.
Tendo como base esses resultados devemos enfrentar os desafios na superação das dificuldades, com políticas efetivas de investimentos, no aperfeiçoamento das práticas educacionais.
A execução das metas do PME é uma ação conjunta entre as secretarias de educação, instituições de ensino, movimentos sociais, associações representativas e sociedade civil, o que promove uma ampla análise e reflexão da situação educacional de nosso município, assim, cabe a todos os envolvidos envidar esforços para que o plano de educação cumpra sua finalidade, traduzindo suas diretrizes, metas e estratégias.
2. PROCESSO DE MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO DO PME
O Monitoramento do Plano Municipal de Educação do município de Bodoquena, aprovado através da Lei Municipal 696/2015 de 23 de junho de 2015, foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de BODOQUENA e pelos membros da Comissão de Monitoramento nomeada pela Portaria Decreto 046/2017 e Equipe Técnica através do Ato nº 047/2017, formadas por representantes da Sociedade Civil, dois especialistas da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, membro do poder Legislativo, Diretores, professores, Conselho do FUNDEB, membros de sindicatos.
Nas reuniões foram realizadas leituras e avaliação das metas, submetas e estratégias do Plano Municipal de Educação no tocante a avanços ou retrocessos das submetas e estratégias estabelecidas em 2015 no momento de sua elaboração, até o atual momento, bem como registro das observações feitas pela equipe de trabalho.
Foi feita a análise a ordem cronológica das metas e, para cada meta analisada, foram convidados representantes dos núcleos de interesse (Educação Infantil, Ensino Fundamental, etc.) para explicarem a situação atual da educação a fim de se fazer um comparativo e apresentar dados relevantes ao processo de monitoramento e avaliação do Plano.
Cada reunião culminou com o registro da ata relatando os trabalhos desenvolvidos e contendo assinatura das pessoas envolvidas no processo. Logo após serão elaboradas as notas técnicas com intuito de promover mudanças no texto das submetas e estratégias quando necessário.
Em caso de dúvida ou falta de dados para avaliação das metas, submetas e estratégias, a Secretaria Municipal de Educação direcionou os trabalhos através de emails, ofícios e/ou buscou in loco as informações necessárias.
3. AVALIAÇÃO DAS METAS E ESTRATÉGIAS
I. META SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL
Meta 1: Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, progressivamente 60% (sessenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PME.
A Educação Infantil para o município de Bodoquena é de suma importância para o futuro escolar, social e afetivo das crianças, pois é a primeira etapa da Educação Básica e precisa ser priorizada pelo município, sempre buscando recursos para melhorar.
O Município inaugurou a recebeu mais um extensão para atender a demanda denominada como extensão de escola municipal Drº Arnaldo Estevão de Figueiredo, na qual aumentou o numero de vagas para a Creche, somos um município com um grande número de evasão de pessoas devido ao desemprego, o que vem diminuindo gradativamente o número de alunos.
A Meta 1 busca universalizar a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos, para isso, é obrigatória a matrícula na pré-escola com essa idade, é oferecida uma instituição que atende essa demanda, o Centro de Educação Infantil de Bodoquena (CEIB) e o Centro de Educação Infantil Maria Madalena Farias Pina (CEIMAP), onde atende o público de 0 a 3 anos. É válido ressaltar que é direito de todas as crianças acesso à Educação Infantil.
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Indicador 1.A |
Percentual da população de 4 a 5 anos que freqüenta a escola/creche (Taxa de atendimento escolar)
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META PREVISTA PARA O PERÍODO |
META ALCANÇADA NO PERÍODO 2016
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FONTE DO INDICADOR |
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100% |
DADO OFICIAL[1] |
79,50 % |
Observatório Do PNE- Indicadores-Dados de 2010 |
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DADO MUNICÍPAL[2] |
93,7% |
Minicenso 2017 |
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Indicador 1.B |
Percentual da população de zero a três anos que freqüenta escola/creche (taxa de atendimento escolar)
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META PREVISTA PARA O PERÍODO |
META ALCANÇADA NO PERÍODO 2016
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FONTE DO INDICADOR |
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60% |
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