CONHEÇA
Bodoquena

Dados Gerais

LOCALIZAÇÃO

O município de Bodoquena localiza-se na região sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, a 269 km de Campo Grande, capital do Estado, na micro-região 09, Região da Serra da Bodoquena.

 - Latitude: 20°33'03"S

 - Longitude: 56°40'03"W

 - Altitude: entre 200 e 400 metros

 - Área total: 2.514,30 km²

 

Limites

- Miranda e Corumbá (Norte);

- Bonito e Porto Murtinho (Sul);

- Miranda e Bonito (Leste) e

- Porto Murtinho (Oeste).

 

Acesso

O acesso à cidade, a partir de Campo Grande, é feito através da BR-262 (rodovia pavimentada) até Miranda, à qual está ligada pela rodovia MS-339, também pavimentada. Outra alternativa, proveniente de Bonito, é a MS-178 (não pavimentada), com distância de 70 Km.

 

Distâncias

- Campo Grande: 251 km (rod. BR-262 e MS-339)

- Miranda: 57 km (rod. MS-339)

- Aquidauana: 131 km (rod. BR-262 e MS-339)

- Bonito: 72 km (rod. MS-178)

- Jardim: 127 km (rod. MS-178)

 

INFRA-ESTRUTURA

Transportes

O município é servido por duas empresas de transporte intermunicipal:

- Expresso Mato Grosso: liga Bodoquena a Miranda, Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Indubrasil e Campo Grande

- Expresso Cruzeiro do Sul: liga Bodoquena a Bonito, Jardim, Miranda e Corumbá.

- Dentro do perímetro urbano, existe apenas serviço de moto-táxi.

 

Saúde

- O município possui um hospital com 23 leitos, 05 médicos, especialistas em clinica geral, pediatria e ginecologista, 02 enfermeiras padrão e 01 bioquímico. Possui ultra-som, aparelho de raio-x, 01 centro cirúrgico e 06 ambulâncias. 

- 01 unidade móvel de atendimento para área rural: ônibus equipado com consultório odontológico e atendimento de consultas e equipamentos mínimos necessários para primeiros atendimentos de emergência como (curativos, balão de oxigênio, etc).

- Nos casos mais graves, os pacientes são transportados até Aquidauana ou Campo Grande, dependendo da situação. Possui também um Centro de Saúde que funciona das 07h às 17h. A Fundação Nacional de Saúde trabalha em parcerias com a Prefeitura na prevenção, no combate e na erradicação de doenças tropicais como a dengue e a leishmaniose.

- A área da saúde conta ainda com um Departamento de Vigilância Sanitária, cuja equipe é formada por uma veterinária e agentes comunitários de saúde que fazem atendimento domiciliar.

- O município conta também com 03 postos rurais de saúde: PS São José (Morraria), PS Canaã e PS Sumatra, que prestam atendimento à população local.

- No Centro de Saúde Municipal, além do atendimento realizado pelos médicos, há também duas dentistas que, além do trabalho diário no município, realizam atendimento nos assentamentos, distrito e colônias.

 

Abastecimento de Água

- O órgão responsável pelo abastecimento de água é a SANESUL - Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul. O armazenamento é feito em dois reservatórios sendo um com 150m³ e outro com 50m³, no distrito de Morraria do Sul através de um reservatório de 50m³, sofrendo tratamento de cloro e outros produtos químicos.

Na área urbana existem cerca de 1.411 ligações sendo todas ativas e no distrito de Morraria do Sul atende aproximadamente 155 ligações. Na zona rural o atendimento não é feito por esta empresa e a água é coleta em poços semi-artesianos, córregos, poços rasos e profundos.

A cobertura na área urbana corresponde em torno de 90%, cerca de 20% na zona rural é servido de poços semi-artesianos caseiros.

 

Limpeza Pública

O município é assistido duas vezes por semana nos bairros, vilas e no centro pelo serviço público de coleta de lixo doméstico. A sua destinação final é em lixão a céu aberto.

O sistema de coleta é realizado por caminhões basculantes e o montante recolhido atinge diariamente em torno de 14 toneladas e sendo destinado ao lixão distante 07Km do centro da cidade. O local não tem Licenciamento Ambiental para operação, há uma necessidade de implantação de procedimentos voltados à preservação ambiental.

Quanto ao lixo hospitalar, o município não possui coleta pública específica, sendo o mesmo incinerado no próprio hospital.

 

Fornecimento de Energia

O fornecimento de energia elétrica é feito através da Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul - ENERSUL, que atende cerca de 1.411 famílias na zona urbana e 239 na zona rural, correspondendo à cobertura de 95% urbana e 18% rural.

 

Comunicação

A comunicação é feita através das empresas de: correios e telégrafos, telefones convencionais e celulares urbano e rural, rádio, jornal e televisão.

O município possui uma agencia de correios e telégrafos, que funciona de segunda a sexta das 09h às 16h.

O município possui uma Casa Lotérica.

O serviço telefônico é feito pela TELEMS - Telecomunicação de Mato Grosso do Sul. A telefonia celular é executada através da Empresa VIVO, CLARO BRT, e TIM.

Há um Jornal impresso no município, o Jornal Aqui é Destaque com circulação quinzenal, mas circulam na cidade outros jornais como Jornal da Cidade e Guaicuru ambos da cidade de Miranda, Correio do Estado (Campo Grande), Diário do Povo (Dourados), Tribuna Popular (Jardim) e Gazeta do Pantanal (Miranda).

Possui uma emissora de rádio a FM Comunitária Serra da Bodoquena.

Atualmente conta somente com uma TV com transmissão do estado, a TV Morena as outras emissoras somente através de antena parabólica.