A Prefeitura Municipal de Bodoquena recebeu a informação de que o Ponto de Atendimento Bancário do Bradesco, vai encerrar suas atividades no município. A decisão partiu da própria instituição bancária e faz parte de um plano de reajuste da instituição.
A prefeita municipal, Girleide Rovari esteve em Campo Grande na quinta-feira (7), acompanhada da controladora interna da prefeitura, Juslei da Silva Melo Paes para uma reunião com o representante da instituição financeira, Júnior Campos Ottoni, para entender o que estaria levando o Bradesco a tomar tal decisão e se havia possibilidade de reverem tal decisão.
“Quando recebemos o comunicado, imediatamente entramos em contato com o banco para agendar essa reunião em Campo Grande, e compreender melhor o que estava acontecendo. Infelizmente fomos informados que isso faz parte de uma reestruturação da empresa e muitos municípios do estado e do país foram fechados postos e agências”, relatou a prefeita.
Durante a reunião, Campos informou que a decisão partiu da própria instituição bancária, após avaliação técnica que considerou fatores como o número reduzido de atendimentos presenciais, os custos operacionais e a crescente utilização dos canais digitais. De acordo com o Bradesco, houve uma grande migração dos serviços para plataformas online, como aplicativos e internet banking, reflexo das transformações trazidas pela era digital.
Além de Bodoquena, os municípios de Tacuru, Caracol, Rochedo e Dois Irmãos do Buriti também estão passando pela mesma situação.
Para minimizar os impactos do município, a prefeitura municipal propôs a ampliação dos pontos de atendimento expresso, que hoje são dois, saltando para cinco. Isso será possível com uma parceria entre a instituição financeira e estabelecimentos que tenham interesse para aderir ao serviço.
Esses pontos de atendimento expresso têm como objetivo oferecer serviços bancários básicos como saques, pagamentos e consultas, de forma descentralizada e acessível.
A administração municipal irá acompanhar de perto esse processo, prestando apoio aos comerciantes que desejarem participar da iniciativa.
O Bradesco fechou 342 agências bancárias nos últimos 12 meses, além de 1.067 postos de atendimento e 127 unidades de negócios, de acordo com o Sindicato dos Bancários. Essa redução faz parte de um processo contínuo de otimização da estrutura física do banco, impulsionado pelo aumento do uso de serviços digitais.