• img_5653
  • Vereador Nelson de Paulo, autor da indicação.
  • Gerson Prata, representante do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
  • prefeito assinou ordem de serviço
05.06.2020 - 12h46

Assinatura de ordem de serviço marca início da reforma e ampliação do Hospital Municipal de Bodoquena

Ordem de serviço para início da obra de ampliação e reforma do Hospital Municipal Francisco Sales foi assinada na manhã de hoje (5). De acordo com cronograma da Mma Engenharia, empresa contratada para execução, trabalho deve começar em 10 dias.

O evento de assinatura aconteceu em espaço aberto, no estacionamento da Unidade Especializada de Saúde, obedecendo todos os protocolos de segurança e prevenção do coronavírus (Covid-19), como uso da máscara e de álcool 70% para higienização das mãos e canetas.

Assinaram o documento, o Prefeito Kazu Horii, Secretário de Saúde Michel Souza, o responsável pela empresa contratada Valmir Brito, o presidente da Câmara dos Vereadores Mano Pereira, Vereador Nelson de Paula que realizou indicação da reforma, o responsável técnico do Hospital Dr Walfrido Augusto, a diretora do Hospital Fádua Fazzi e representante do Governo de Mato Grosso do Sul Gerson Prata.

O cronograma de trabalho prevê o começo com a parte de ampliação, nessa fase serão construídas lavanderia e sala de emergência. Em seguida, será realizada a parte da reforma dentro da unidade que contempla os setores de nutrição, recepção, laboratório, centro cirúrgico Central de Material e Esterilização. O trabalho será feito por etapas, permitindo que o Hospital continue funcionando com 100% da capacidade.

A execução do projeto tem valor de R$1.033.863,5, recurso viabilizado por emenda do ex-deputado federal Elizeu Dionízio e do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do governador Reinaldo Azambuja e secretário de saúde Geraldo Resende.

Em seu discurso o prefeito Kazu Horii agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “Na administração pública, não se faz nada sozinho. Quero agradecer a todos que estiveram nessa caminhada para tirar o projeto do papel e torná-lo realidade, minha equipe técnica, Governo do Estado representado pelo Governador Reinaldo e pelo Secretário Geraldo que sempre estiveram disponíveis, Eliseu Dionísio que através de emenda viabilizou a parte da ampliação, e a todos os vereadores em especial o Nelson que fez a indicação e buscou parcerias. Obrigada a todos pelo empenho para tornar essa melhoria possível, beneficiando toda a população”, disse.

A previsão de conclusão é de oito meses. Conforme o secretário de saúde, durante esse período o hospital funcionará normalmente. “Acompanharemos as etapas da obra, e moveremos a atendimento para as áreas que ainda não passaram pela reforma, e para as que estiverem prontas”, explica.

O Hospital Francisco Sales tem 20 leitos, seis quartos, um bloco cirúrgico, uma sala de urgência e emergência, além de um consultório médico. Realiza cerca de mil atendimentos mensais em procedimentos como consultas ambulatoriais, inalação, curativos, exames de eletrocardiograma e Raios-X, entre outros.

Em média, realiza 35 internações/mês, além de 15 a 20 internações para observação (de até 24 horas) e cinco partos (entre normais e cesáreas) mensais. Atualmente sete médicos atendem na unidade, dos quais seis residem no Município.

A rua que da acesso ao Hospital também passará por obra de drenagem e pavimentação. Além das autoridades citadas anteriormento, estiveram presentes na cerimônia os vereadores Jair Ferracini e Emerson Garrucha, o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Hélio Ferreira e secretário de Obras e Infraestrutura Urbana Juliardson de Castro Couto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva

Contato: imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP: 79390-000