• img_5115
  • img_5120
  • img_5085
03.04.2020 - 12h11

Barreira Sanitária para contenção do coronavírus é instalada nas principais entradas de Bodoquena

Em ação conjunta, Polícia Militar, 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde, montaram barreira sanitária nas principais entradas de Bodoquena.  O objetivo é prevenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

As abordagens tiveram início hoje (3), e são realizadas em caráter educativo e orientativo. O foco da operação está em turistas e trabalhadores de fora do município que passarem pelos locais nos próximos dias.

Policiais Militares, equipe do Exército, fiscais da Vigilância e representantes da Saúde estão posicionados nas entradas de Miranda e Bonito.  Veículos com placas de outros municípios recebem ordem de parada e durante abordagem são orientados quanto ao decreto n°74 que estabelece a suspensão de atividades dos empreendimentos turísticos por tempo indeterminado e toque de recolher que vai das 20h até 5h do dia seguinte.

Além disso, é realizada uma triagem, onde são coletados dados de saúde dos motoristas e passageiros, histórico de viagens, entre outras informações. Vigilância Sanitária e equipe da Saúde atuam no sentido de orientar sobre o uso do álcool 70%, lavagem correta das mãos e que se deve evitar aglomerações.

Bodoquena é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a realizar barreira sanitária com apoio do exército, que disponibilizou 15 militares para serviço, depois de pedido da Prefeitura Municipal.

O Comandante do batalhão da Polícia Militar de Bodoquena, Tenente André Luiz Leonel explica que dados serão usados para fiscalizações dentro do município. “Não podemos impedir entrada, nem saída de pessoas no município, mas realizando a coleta de dados podemos ter uma quantitativo de quantas pessoas visitam a cidade e o que elas estarão fazendo, realizando fiscalizações com base nos dados. E se constatadas irregularidades, especialmente em locais turísticos responsáveis serão penalizados”, explica.

Principais medidas de prevenção:

•Frequente higienização das mãos com água e sabonete.

•Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado gel alcoólico para as mãos.

•Etiqueta respiratória:

•Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

•Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

•Além das medidas acima, recomenda-se, se possível, manter, no mínimo, uma distância de 1,5 metro dos viajantes com tosse ou espirro.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000