• palestras_maio_amarelo
28.05.2018 - 15h42

Bodoquena conscientiza a sociedade com palestras aos alunos da rede de ensino sobre regras e perigos do trânsito

Para chamar a atenção da sociedade bodoquenense no mês da campanha do Detran (Departamento Nacional de Trânsito) Maio Amarelo, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e Coordenação Pedagógica de Trânsito, realizou na manhã desta segunda-feira (28) diversas palestras educacionais sobre como se deve agir no trânsito. A primeira palestra foi para os funcionários da empresa mineradora Camargo Corrêa. Em seguida, os servidores da educação prepararam uma grande aula na Quadra Municipal Nazário Costa Campos aos alunos da rede pública de ensino em Bodoquena.

Durante todo o dia, quatro escolas (municipais e estaduais) participam da palestra de conscientização tendo como princípio as regras e leis que regem o trânsito brasileiro. Quem ministrou a aula foi o soldado da PM, Rodolfo Morales Bambil, com o tema “Valorize seu bem mais precioso: A VIDA” que foi debatido entre os alunos, os quais, responderam prestando muita atenção no palestrante.

Envolvida na ação, a diretora da Escola Estadual João Pedro Pedrossian, professora Kelly Gisele Ramalho Benites, conta que desenvolve ações com os alunos referentes à campanha de educação no trânsito, através de stands com informações sobre o Maio Amarelo, painéis para fomentar a criatividade dos alunos, palestras educativas como as de hoje, juntamente com a peça mais importante para a educação, os professores.

“Os professores incentivam seus alunos nas aulas com figuras orientadoras das leis de trânsito. Esta é uma das formas de sensibilizar as crianças sobre a importância de um trânsito saudável”, relata a professora.

Ainda conforme Kelly Benites, seus alunos já têm a consciência de que andar no meio da rua é perigo, “nossos estudantes precisam estar cientes de que evitar imprudências e acidentes obedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro, é a melhor receita para um trânsito seguro. A gente sai nas ruas com eles orientando-os de como proceder ao andar a pé, de bicicleta e inclusive, quando estiverem juntos com suas famílias passeando de carro”, disse a diretora pedagógica.

Uma das frentes organizadoras das palestras é o Conselho Municipal de Educação representado pelo presidente do órgão no município, professor Jairo Barbosa.

Jairo parabeniza a iniciativa da prefeitura e salienta que maio foi o mês de destaque para conscientização da prevenção dos acidentes de trânsito.

Ainda esclareceu algo o que talvez muitas pessoas não se atentam, sobre o significado da cor amarela na campanha.

“O amarelo foi escolhido justamente porque no semáforo ele representa atenção. Hoje nós tivemos um evento mais cedo na Camargo Correia onde conseguimos reunir cerca de 200 pessoas com o mesmo foco das palestras sobre as regras de trânsito para que desta forma, possamos colaborar através da educação com a diminuição de acidentes em nossas ruas, estradas e rodovias”, afirma Jairo.

Já o Secretário Municipal de Educação, Eraldo Juarez de Souza, disse que além de sensibilizar as crianças, o importante é mostrar a elas que “infelizmente” o trânsito mata se os condutores não tomarem algumas precauções e a principal delas, é a obediência das regras e leis impostas tanto aos motoristas, assim como aos pedestres.

“Todos os dias perdemos vidas no trânsito, e muitas vezes por imprudência dos próprios motoristas. O que nos move é mostrar pras crianças através da educação os verdadeiros perigos do trânsito”, aponta o secretário.

As palestras seguem nesta segunda-feira no Centro de Educação Infantil de Bodoquena (CEIB) para alunos de quatro a cinco anos, na Escola Municipal Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, na Escola Municipal João Batista Pacheco, na Escola Estadual Joaquim Mario Bonfim, por fim, na Escola Estadual João Pedro Pedrossian e envolvem alunos do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

“Ao todo, podemos dizer que alcançamos mais de três mil alunos”, comemora o professor Jairo Barbosa.

Área Rural

Nesta terça-feira (29) o Assentamento Sumatra recebe os servidores da Educação e palestrantes da Campanha Maio Amarelo na Escola Municipal Ataíde Sampaio e também na Escola Municipal Marechal Rondon, localizada no Distrito de Morraria do Sul, onde encerra o circuito de palestras educacionais de trânsito.

Participaram do ato o chefe do Departamento de Trânsito de Bodoquena Alan Ibarra de Souza, o vereador Emerson Garrucha (Avante), diretores das escolas, empresas privadas, alunos, pais e filhos, educadores, autoridades públicas e sociedade em geral.

Thiago Gonçalves

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena