• Secretária e governador durante assinatura
07.02.2020 - 12h33

Bodoquena é umas das beneficiadas em convênio entre Governo, e medicina UEMS

A secretária de Saúde, Renata Rocha representou o prefeito Kazuto Horii na assinatura de convênio para internato regional dos acadêmicos de Medicina UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), onde as cidades receberão os estudantes para estágio, fornecendo oportunidade e ganhando reforço. Participam do convênio 24 municípios de Mato Grosso do, incluindo Bodoquena. Alunos do último ano de Medicina serão enviados aos pares e ficarão no regime de internato por sete semanas. O acompanhamento será realizado pelos professores do curso à distância e pelo médico preceptor do munícipio. O período de internato será de 17 de fevereiro à 28 de novembro de 2020

Para a secretária, o convênio é ajudará a fortalecer a saúde do município. “Os profissionais serão de extrema importância, por conta da demanda que temos hoje. Contando com mais profissionais agilizamos e fortalecemos o sistema de saúde, garantindo assim qualidade no atendimento para nossos Bodoquenenses”, celebra.

O internato é uma exigência do curso de Medicina da UEMS, que passou a vigorar após adequação do projeto pedagógico do curso aprovada em novembro de 2019. Durante o ano de 2020, os alunos terão a experiência médica na prática de atendimento no interior do estado. Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Fábio Paes Barreto, os alunos terão experiência na atenção básica e secundária, procedimentos de urgência, realização de partos e pequenas cirurgias. “É importante que os alunos tenham essa experiência em hospitais de pequeno e médio porte”, explica Fábio Paes Barreto. Hoje, os acadêmicos de Medicina realizam aulas práticas no Hospital Regional, em Campo Grande.

Além de Bodoquena, outros 23 municípios participarão do convênio: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Burtiti, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jateí, Juti, Mundo Novo, Nioaque, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo, Selvíria e Vicentina. “Pra nós (prefeitos) é uma maravilha. Nós sofremos com a folha de pagamento e a falta de médicos. Acredito que muitos municípios passe por isso. Eu tenho certeza que esse convênio será uma grande ajuda aos municípios”, disse Edilson Zandona de Souza, prefeito de Dois Irmãos do Buriti.

Solenidade – O evento de assinatura dos convênios para estágio dos alunos foi realizado na governadoria com as presenças dos secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Desenvolvimento Econômico), Maria Cecília (Educaçã) e Carlos Alberto de Assis (Articulação Polícia na Capital).

Ainda estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, acompanhado dos parlamenateres Neno Razuk, Evander Vendramini, Rinaldo Modesto, Gerson Claro e João Henrique Catan. O deputado federal Beto Pereira também marcou presença, além de prefeitos e vereadores das cidades que vão receber os estudantes de Medicina.

Com informações de UEMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul