• whatsapp_image_2020_06_16_at_12_01_22
16.06.2020 - 12h04

Com primeiro caso confirmado, prefeitura elabora decreto para toque de recolher às 20h

A Prefeitura Municipal de Bodoquena está elaborando novo decreto com medidas a serem tomadas na prevenção da disseminação do novo coronavírus, após confirmação de primeiro caso de covid-19 no Município. Da publicação de decreto, até o dia 1 de julho o toque de recolher voltará a acontecer a partir das 20h. A fiscalização de aglomerações e uso de máscara, também será reforçada.

Medidas foram anunciadas durante transmissão ao vivo, com o Prefeito Kazu Horii, Secretário de Saúde Michel Souza e Comandante da Polícia Militar de Bodoquena tenente André Luiz Leonel. A intenção da live foi alertar a população e esclarecer dúvidas, além de apresentar medidas que serão tomadas e de como será feita fiscalização após o primeiro caso confirmado.

Segundo Michel Souza, a rede de contatos diretos do paciente de 53 anos diagnosticado com covid-19 está sendo monitorada e já se encontra em isolamento domiciliar. A Secretaria também disponibilizou equipe de saúde para realizar monitoramento do estado de saúde do paciente e dos familiares.

Como medida de prevenção, a partir da publicação de decreto até o dia 1 de julho, o toque de recolher voltará a ser realizado das 20h até 6h, nas mesmas regras anteriores, permitindo trânsito de trabalhadores e delivery.

O prefeito Kazu pediu a conscientização da população. “Não adianta a prefeitura tomar medidas sozinha, é necessário que todos colaborem, evitem aglomerações, festinhas, rodas de terere, higienizem as mãos com frequência e façam uso da máscara. Esse é um assunto sério, que precisa da colaboração de toda a população” enfatizou.

Segundo o Tenente Leonel, a PM intensificará as fiscalizações em bares e locais com aglomerações. Também haverá uma equipe da prefeitura junto com a Polícia Militar realizando trabalho. Denúncias acerca de descumprimentos podem ser feitas via 190.

Caso - Nesta segunda-feira (15), o Lacem (Laboratório Central), divulgou resultado positivo para o teste realizado no paciente de 53 anos. O homem tem sintomas leves, está sendo medicado e se recupera em casa. Além disso, é investigado novo caso suspeito de infecção pelo coronavírus, o segundo paciente, foi submetido a exame laboratorial e aguarda resultado isolado em casa.

Recomendações - Secretaria orienta a todos que permaneçam em casa e se houver necessidade de ir às ruas, usem máscaras. São outras medidas:

•Frequente higienização das mãos com água e sabonete.

•Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado gel alcoólico para as mãos.

•Etiqueta respiratória:

•Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

•Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

•Recomenda-se, se possível, manter, no mínimo, uma distância de 1,5 metro dos viajantes com tosse ou espirro.