• 20180308_071805_hdr
08.03.2018 - 16h43

Educação realiza assembléia para promover o estudo da Base Nacional Comum Curricular

Nesta quinta-feira, a secretaria municipal de educação realizou uma Assembléia com todos os professores e professoras da rede Municipal de Ensino para tratar de assuntos concernentes ao dia “D” dia da discussão da Base Nacional Comum Curricular que foi realizada no dia 06 do corrente mês, em todo o País.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo sito. O Evento foi Coordenado pelo Departamento Pedagógico da SEMEL, sob a orientação geral do Secretário Municipal de Educação, professor Eraldo Juarez de Souza.

O principal objetivo da assembléia é promover a mobilização e o engajamento da rede municipal de Educação para o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas ao processo de (re) elaboração curricular.

Junto ao secretário municipal de Educação, participaram do evento todos os professores, coordenadores e Diretores da rede. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, comentou o professor Eraldo.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. De acordo com o Professor José Albertino, o currículo está sendo constituído em regime de parceria e colaboração. “O mesmo defende uma Educação criativa, humana e empreendedora”, comentou. Como parte da programação houve uma distribuição do público presente em quatro grupos onde foram promovidas discussões diversas em relação à expectativa dos profissionais quanto ao tipo e visão do cidadão que se espera formar a partir da existência desta Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O secretário de Educação destaca essa etapa como “essencial” à implementação da BNCC. “Estamos Construindo a Base Nacional de forma coletiva, com muito debate e muita discussão”, lembrou ele. “ É muito importante a participação dos professores para que a implementação tenha validade e isso começa hoje”, disse. Entre as atividades previstas estão apresentações informativas e dinâmicas de caráter formativo, visando o engajamento dos profissionais da educação em todo o processo de concretização do currículo comum ao longo do ano de dois mil e dezoito. Nesses eventos serão abordadas, principalmente, as mudanças provenientes da adoção da BNCC. A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. Trata-se de um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.