• Agente explica cuidados que moradora deve adotar.
27.02.2020 - 11h42

Em campanha contra dengue, secretaria intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando mutirão estratégico para combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Ação acontece em conjunto com Departamento de Controle de Vetores e de Estratégia de Saúde da Família.

Hoje (27) e amanhã, agentes e servidores da saúde estão visitando residências de 60 quarteirões da área central do município para dar orientações, realizar manejo ambiental, limpeza dos quintais e eliminação de focos, e coletar informações necessárias. 

Desde o início de 2020 Bodoquena teve 48 notificações de dengue com cinco casos da doença confirmados, e sete ainda em análise. A maioria das notificações vem da área onde o mutirão está sendo realizado.

Conforme o Secretário Adjunto de Saúde, Lauro de Aquino Neto, a ação tem como objetivo controle do avanço da dengue no município, levando em consideração a alta incidência neste período. “Além do bloqueio, as informações coletadas irão servir de base para análise que definirá como proceder no combate”, explica.

A agente Elaine Cordeiro alerta para que os moradores tenham bastante atenção aos locais que podem se tornar reservatórios de água da chuva e para descarte irregular do lixo. “É sempre importante zelar do quintal, deixá-lo livre de objetos que possam reter água, não jogar lixo na rua, e pensar coletivamente, o combate a dengue é um pacto social, se você não cuida do seu quintal, o seu vizinho por sofrer as conseqüências” alerta. 

Ações – Na última sexta-feira (21), também foi realizada panfletagem e conversa com motoristas e pedestres sobre a importância de manter quintais livres de locais propícios para a proliferação do mosquito.