• img_5135
  • img_5147
06.04.2020 - 11h43

Exército e PM se reúnem com prefeito para apresentar balanço de barreira sanitária

Tenente Johanathan Lourenço de Almeida do 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército e Terceiro Sargento da Polícia Militar, Cláudio Aparecido Arruda Benevides, se reuniram na manha de hoje (6), com o Prefeito Kazu Horii para apresentar balanço de eficiência da barreira sanitária instalada para prevenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), em Bodoquena. Operação segue sendo realizada durante feriado da semana santa.

De acordo com os dados, houve redução de 80% da entrada de turistas durante os dias de operação, indo de 55 a 11 veículos abordados por dia. Para o prefeito Kazu, o trabalho foi muito produtivo. “Agradecemos o empenho do batalhão de Polícia Militar, e a disponibilidade 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército, que disponibilizou 15 militares para dar apoio na realização da barreira sanitária”, reconheceu.

Bodoquena foi a primeira cidade de Mato Grosso do Sul, a pedir o apoio do exército, solicitação que foi prontamente atendida. Operação foi realizada de sexta-feira (3), até a noite de domingo (5). Conforme balanço, 86 veículos com placas de outros municípios entraram na cidade. O maior fluxo aconteceu na sexta-feira, quando foram abordados 55 veículos vindos de diversos destinos como, Dourados , Bataguassu, Campo Grande e Nova Andradina.

No sábado o fluxo diminuiu, e foram abordados 20 veículos. A maioria, vindos de Campo Grande e Dourados. No domingo, fechamento da operação, apenas 10 veículos passaram pela barreira, a maioria deles com placas de municípios mais próximos, como Miranda, Aquidauana e Bonito.

A barreira sanitária foi, a principal base para fiscalizações dentro do município, tendo em vista que empreendimentos turísticos não têm permissão para funcionar durante vigência dos decretos nº64 e nº74, que estabelecem medidas de enfrentamento do novo coronavírus.

Motoristas e passageiros foram orientados sobre o decreto e além disso foi realizada triagem, e coleta de dados de saúde, histórico de viagens, entre outras informações. Vigilância Sanitária e equipe da Saúde participaram da ação no sentido de orientar sobre o uso do álcool 70%, lavagem correta das mãos e que se deve evitar aglomerações.

Conforme a Polícia Militar foi feita avaliação dos veículos que entraram no município e não retornaram aos destinos de origem.  Posteriormente a PM realizou fiscalizações em locais em empreendimentos turísticos para constatar se essas pessoas estavam contratando serviços de forma irregular.

“Na sexta-feira, encontramos algumas pessoas tentando entrar em um balneário. Fomos acionados e em parceria com a equipe da Saúde, orientamos e eles acataram. Nos outros não houve qualquer incidência de tentativa ou desobediência no que se refere a contratação de serviços turísticos , que na verdade foi nosso alvo desde o início da operação. Porém um homem que desrespeitou o toque de recolher foi encaminhado à delegacia, por desobediência”, elencou o comandante do batalhão da Polícia Militar de Bodoquena, Tenente André Luiz Leonel.

As fiscalizações continuarão sendo realizadas durante os próximos dias, especialmente no feriado da semana santa.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000