• img_5523
  • img_5512
26.05.2020 - 11h15

Hospital Municipal Francisco Sales e ambulância são equipados com respirador mecânico

O Fundo Municipal de Saúde realizou aquisição de um respirador mecânico, que será essencial no atendimento a pacientes com dificuldades respiratórias. O Hospital Municipal Francisco Sales recebeu o equipamento ontem (25), já podendo operá-lo, tanto no pronto socorro, quanto no transporte e estabilização dentro da ambulância.

O ventilador pulmonar ajuda pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves de coronavírus (COVID-19). Por conta da grande procura diante do cenário de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde teve dificuldades para realizar a compra que teve um custo de R$ 60.400,00.

Conforme o enfermeiro Lauro Aquino Neto, que é responsável técnico do Hospital o respirador pode ser utilizado por crianças e adultos. Ele também explica que o aparelho permite que o paciente seja estabilizado para realização de transporte. “É uma grande conquista para o município. Poderemos realizar o tratamento na chegada e o aparelho pode também ser deslocado no percurso até um hospital de referência”, comemora.

Uma equipe de médicos de Campo Grande realizará treinamento com os profissionais do hospital municipal para que todos fiquem capacitados para operá-lo. A ambulância do município também recebeu um aparelho novo de ar-condicionado para melhorar o atendimento.

Necessidade - A COVID-19 pode apresentar como complicação a pneumonia, que produz um processo inflamatório atingindo os pulmões de forma severa. Neste quadro, os pacientes não conseguem respirar sozinhos e, assim, necessitam de suporte ventilatório. Portanto, o respirador mecânico, ou ventilador, é fundamental para tratar casos graves e gravíssimos da doença.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000