• dsc_7039
17.05.2018 - 16h44

Mesmo sem casos registrados da influenza, secretaria de saúde monitora ações de prevenção a gripe

O município de Bodoquena tem sofrido um grande alarde, já que o país inteiro está em alerta devido à circulação dos vírus A, B e C causadores de infecções respiratórias como as influenzas H1N1 e H3N2.

Para esclarecer as dúvidas da população, a equipe da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal conversou com Coordenadora da Atenção Básica, Alessandra Torres e a Secretária de Saúde Adjunta, Andressa Arruda sobre o vírus, as suspeitas no município e os cuidados necessários na prevenção.

Segundo a secretária adjunta Andressa, alguns casos suspeitos foram encontrados no município, já que os sintomas em comum podem ser confundidos com outras viroses respiratórias causadores de resfriados, porém todos os protocolos foram seguidos, os pacientes receberam a atenção necessária, passaram por uma série de exames clínicos e esses deram negativo, sendo que até o momento não houve óbito ou caso confirmado de influenza em Bodoquena.

A Secretaria Municipal de Saúde, através de suas áreas técnicas vem monitorando e realizando ações de prevenção e controle da gripe, uma delas é a campanha de vacinação que está sendo administrada para os grupos prioritários de acordo com os protocolos do Ministério de Saúde no período de 23 de abril a 01 de junho de 2018 em dois postos de saúde, a UBS Maria Rita Sena Campos (ao lado da delegacia de Polícia Cívil) e no ESF 1 Urbano na Vila Nova Esperança, de segunda a sexta-feira, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

A influenza

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus.

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).  Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

Em caso de suspeita de influenza, é necessário procurar uma unidade de saúde.

Heloisa Trindade/Assessoria de Comunicação