• novos_olhares_a_velhos_desafios
18.04.2017 - 18h17

Novos olhares a velhos desafios

Superando instâncias individuais para alçar a compreensão de teias complexas

A intersetorialidade entre a Vigilância Sanitária (VISA) e as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) vem promovendo no município de Bodoquena práticas em prol a saúde pública.

Iniciando pela socialização de conhecimentos entre os profissionais, como aconteceu no último dia 10 (dez) de abril a interlocução entre a Fiscal de Vigilância Sanitária, as Enfermeiras, o Medico e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre a importância, a composição, a utilização e o histórico do hipoclorito como bactericida no país. A além de esclarecer parte da Portaria nº 2914/2011, no sentido de prevenir as doenças vinculadas à água, buscou considerar as peculiaridades locais com foco nos termos da legislação do SUS e da Constituição Federal.

Esse tipo de metodologia consiste em previamente identificar os indicadores relacionados, no caso, ao tratamento de água, prioritariamente nas comunidades rurais, e com a opção de se trabalhar em rede leva a facilitar a promoção de ações educativas junto à população para que empoderada de conhecimento venha transformar seu meio social.

A questão da intersetorialidade entre as equipes tanto é desafiador na criação de espaços comunicativos que possibilitem a resolução de problemas complexos. Como é fundamental para a promoção da saúde no embate para a mudança dos modelos médico-assistencialista e assistencial-sanitarista, ainda tão hegemônicos na Saúde Pública.

E além desafios, trabalhar com esses conceitos é enriquecedor, pois instiga os profissionais da saúde a enfrentar suas incertezas e medos, lançando novos olhares a velhos desafios.