• img_5527
  • img_5540
02.06.2020 - 10h53

População da Zona Rural de Bodoquena recebe imunização contra gripe

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em março, até hoje (2), já foram aplicadas 230 doses na Zona Rural de Bodoquena. Um trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde Rural da ESF 3 Jesuíno Ormundo, em parceria com os agentes comunitários de saúde dos Assentamentos e Distrito. A vacinação é realizada em centros comunitários e também de casa em casa, para aqueles que não podem ou não conseguem ir até os locais.

A campanha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 5 de junho, para grupos prioritários, são eles: idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários, povos indígenas, pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 anos a 59 anos de idade.

A vacinação na Zona Rural teve início no Assentamento Sumatra, foi até o Distrito Morraria do Sul, Assentamento Canaã e Campina, Colônia Maciel, Serro Alegre, voltando para a Morraria do Sul e Sumatra para fazer crianças, gestantes, puerpérias, que não estavam inclusos no calendário quando a primeira fase foi realizada.

De acordo com a Enfermeira de equipe rural, Thaís Moura, a previsão é que até o final da campanha toda a população que está dentro dos grupos tenha sido vacinada. “Prevemos uma cobertura de 100% das pessoas dentro dos grupos que recebem a dose. Esse trabalho é possível graças à parceria com os agentes, que fazem a captação e monitoramento dessas pessoas”, acredita.

Os moradores da Zona Rural também podem buscar a Unidade de Saúde Jesuíno Ormundo para se imunizar, caso prefiram. É necessário levar caderneta de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento de identificação. Nos casos de profissionais e doentes crônicos, é necessário levar comprovante da atividade ou atestado.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.Este ano a campanha foi adiantada por conta da situação de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000