• Foto: Assessoria de imprensa
13.04.2020 - 11h47

Prefeito se reúne com Comissão de Prevenção ao Covid-19 para discutir medidas

Em reunião realizada na manhã de hoje (13), entre prefeito Kazu Horii e Comissão de Prevenção e Enfrentamento do COVID-19, foram estabelecidas medidas acerca do combate do novo coronavírus em Bodoquena. Entre elas, o toque de recolher continua em vigor mantendo o horário das 20h, a prefeitura também recrutou equipe com representantes de todas as secretariais para realizar orientação e fiscalização em estabelecimentos.

Com o primeiro caso de Covid-19 confirmado em um município vizinho a preocupação em relação aos cuidados aumenta. A prefeitura vinha estudando em flexibilização no horário do toque de recolher e funcionamento do comércio noturno, mas com a confirmação de um caso tão próximo, descartou a possibilidade nos próximos dias. Com isso, o toque de recolher continua em vigor a partir das 20h, sendo permitido apenas serviço de entrega até as 22h.

As regras para o comércio reforçadas, estabelecimentos devem manter as medidas sanitárias, espaçamento entre pessoas e número de clientes reduzido. Uma equipe composta por servidores de todas as secretarias irá atuar em apoio a Vigilância Sanitária, eles farão trabalho de orientação e serão fiscalizadores, capacitados para garantir que medidas previstas em decreto estejam sendo respeitadas.

Como medida de segurança, profissionais da saúde que residem no município onde o caso de Covid-19 foi confirmado, foram afastados por um período de sete dias. Conforme o secretário de saúde, Michel Souza, eles não tiveram contato com o paciente e não apresentam sintomas, mas a secretaria decidiu mantê-los em casa. Esses profissionais serão substituídos por outros colegas, que trabalham em regime de escala.

Denúncias – A prefeitura criou canais para denúncias relacionadas a descumprimento das medidas de prevenção a proliferação do coronavírus (COVID-19).  Você é nosso principal aliado nessa tarefa. O contato pode ser feito por meio do 190, canal da Polícia Militar, ou pelo WhatsApp no número (67) 3268-2302 e (67) 3268-1781 para falar com equipes da Vigilância Sanitária e do Departamento Tributário.

Principais medidas de prevenção:

•Frequente higienização das mãos com água e sabonete.

•Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado gel alcoólico para as mãos.

•Etiqueta respiratória:

•Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

•Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

•Além das medidas acima, recomenda-se, se possível, manter, no mínimo, uma distância de 1,5 metro dos viajantes com tosse ou espirro.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000