• whatsapp_image_2021_07_14_at_18_52_57_1
15.07.2021 - 08h00

Prefeitura de Bodoquena realiza testagem em massa para identificar casos de Covid-19 na Zona Rural

O trabalho de testagem em massa para identificação de casos de COVID-19 em Bodoquena chegou a Zona Rural. Desde a última segunda-feira (12), a equipe tem se deslocado para Assentamentos e Distrito para atender a população dos locais. A medida foi proposta pelo prefeito Kazu Horii que viu a necessidade de identificar os casos subnotificados, após indicação da vereadora Neguinha.

A testagem realizada pela Secretaria de Saúde, por meio profissionais do Hospital Municipal, chegou aos Assentamentos Sumatra, Serro Alegre e ao Distrito Morraria do Sul. Hoje (15), a equipe volta para o Assentamento Sumatra para atender mais famílias.

O procedimento é semelhante ao realizada na cidade, o teste rápido de antígeno detecta a COVID-19 entre o primeiro e o sétimo dia de infecção e para os casos positivos o protocolo será realizar o termo de isolamento e encaminhar o paciente para o Hospital para que seja oferecido atendimento especializado. Até agora nenhum caso positivo foi identificado.
Diferente da logística adotada na área urbana, a equipe de testagem é coordenada pela Enfermeira Jhennifer Gonçalves, responsável pela área rural. Diferente do perímetro urbano, a responsável realiza levantamento dos locais de grupos prioritários e/ou sintomáticos para receber o serviço e encaminha as duas técnicas e o Agente de Saúde da área ao local. O resultado demora de 5 a 15 minutos e sua realização pode evitar a proliferação do vírus, especialmente se o paciente for assintomático.

O trabalho também segue sendo realizado no Hospital Municipal Francisco Sales e nas residências. Para atendimento na unidade de saúde, basta ir até o local e no caso das testagens nas residências a população pode entrar em contato com o Agente de Saúde para que o profissional veja a necessidade e acione o serviço.

____________________________________________________________________________________________________

Avenida Manoel Rodrigues de Oliveira, 1020, Bodoquena - MS CEP:79390-000