• whatsapp_image_2021_06_18_at_14_19_58_2
11.06.2021 - 15h00

Prefeitura de Bodoquena realiza testagem em massa para identificar casos de Covid-19 no Município

A Prefeitura de Bodoquena por meio da Secretaria de Saúde iniciou hoje (11), trabalho de testagem em massa para identificar infeções de COVID-19 no município. Para isso, foram adquiridos 3 mil testes rápidos de antígeno. O resultado demora de 5 a 15 minutos minutos e sua realização pode evitar a proliferação do vírus, especialmente se o paciente for assintomático.

Objetivo da testagem em massa é encontrar casos de subnotificação da doença. As equipes de testagem, são compostas por duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem e o Agente Comunitário de Saúde cada região, elas percorrerão toda a cidade de casa em casa realizando questionário de saúde e oferecendo o teste aos moradores.

O teste disponível detecta a COVID-19 entre o primeiro e o oitavo dia de infecção e para os casos positivos o protocolo é realizar atestado de isolamento e encaminhar o paciente para o Hospital, para que seja oferecido atendimento especializado.

Foi elaborado cronograma que será divulgado posteriormente e para atender todos os bairros do município com o serviço. A Secretaria pede a colaboração da população no recebimento da equipe.

O trabalho de testagem também segue sendo realizado no Hospital Municipal Francisco Sales e pessoas que apresentarem sintomas devem buscar atendimento no local especializado.

A medida foi proposta pelo prefeito Kazu Horii, após indicação da vereadora Neguinha que viu a necessidade de identificar os casos subnotificados e realizada pela Secretaria, com apoio dos profissionais do Hospital Municipal que já são referência no atendimento à COVID-19.

______________________________________________________________________________________________________

Avenida Manoel Rodrigues de Oliveira, 1020, Bodoquena - MS CEP:79390-000