• encontro_conviver_31_1
  • encontro_conviver_31_3
  • encontro_conviver_31_2
01.08.2019 - 09h14

Prefeitura promove ações constantes voltadas à saúde dos idosos

Dados do Ministério da Saúde apontam que 39,5% dos idosos possuem alguma doença crônica e quase 30% possuem duas ou mais. Visando diminuir o impacto dessas doenças nos idosos em Bodoquena a Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) desenvolve, em parceria com a Secretaria de Saúde, acompanhamento aos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (Conviver).

As ações se dão por meio do desenvolvimento de atividades e controle frequente da pressão arterial e teste de glicemia capilar. Além dessa vigilância constante, a Prefeitura realiza campanhas, de acordo com o Calendário do Ministério da Saúde, com uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicóloga, nutricionista, farmacêutico, dentista e profissionais convidados. As campanhas abordam temas desde a saúde mental, passando pelo combate as drogas, até hepatite e AIDS.

Os encontros acontecem toda quarta-feira, uma vez por mês, desde maio. Além do cuidado com a saúde física, são desenvolvidas outras atividades, com foco na saúde mental, como: artesanato, musicalização, jogos, massagem corporal e passeios recreativos.  E, a partir deste mês, novos projetos serão iniciados, entre eles, destaque para o “Cantinho Verde”, que consiste em um jardim e uma horta, onde serão cultivadas hortaliças e plantas medicinais, que serão disponibilizados aos idosos, após a colheita, em formato de Cesta Verde, bem como cursos de corte e costura, confecção de bonecos, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Laiza Carneiro