• Foto: Reprodução
19.05.2017 - 10h24

Projeto Lote Urbanizado

O prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii, receberá na próxima terça-feira (23), em seu gabinete, o representante da emrpesa Habitat Engenharia, eng. Napoleão, para reconhecimento da área onde serão construídas as unidades habitacionais do programa lote urbanizado.

Por meio do programa Lote Urbanizado, o Governo do Estado vai investir R$ 22 milhões na construção de 1.706 moradias em Mato Grosso do Sul. O valor está no orçamento da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) para a construção de bases de residências de 42,56 m² em 24 cidades que aderiram ao programa.

O programa Lote Urbanizado foi formatado pelo Governo do Estado por causa da escassez de recursos do Governo Federal para área da habitação. Por meio de parceria entre o Estado, municípios e cidadãos, o Governo pretende atender a demanda habitacional.

Pelas regras do Lote Urbanizado, a prefeitura faz a doação de terrenos, o Estado constrói as bases das residências (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias enterradas, contrapiso e 1ª fiada em alvenaria) e as famílias beneficiadas entram com compra de material e mão de obra para levantar as casas.

Depois de a prefeitura doar o terreno, a primeira etapa da obra (construção da base) será executada pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab/MS) e a segunda etapa (construção da casa) ficará sob a responsabilidade do beneficiado. A habitação só será entregue ao selecionado depois de ele concluir a segunda etapa da obra e receber o habite-se.

Dentre os municípios que aderiram ao programa, Bodoquena beneficiará 51 famílias.