• Prefeito Kazu, secretário e governador assinam autorização de repasse para reforma.
20.12.2019 - 12h37

Reforma e ampliação do Hospital Francisco Sales otimizará atendimento à população

Melhoria na estrutura física do Hospital Municipal Francisco Sales vai otimizar atendimento de saúde em Bodoquena, tanto para os usuários quanto para os profissionais da saúde. Reforma foi anunciada ontem (19), no evento de inauguração de obras do Governo do Estado.

Serão investidos R$ 1.317.411,41, na reforma e ampliação, da unidade de saúde e o valor volta para a população de Bodoquena na forma de melhora no atendimento. Recurso foi viabilizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde

Reforma contempla os setores de nutrição, recepção, laboratório, centro cirúrgico Central de Material e Esterilização. Também haverá ampliação de 309 metros quadrados, no Pronto Atendimento Médico e nos setores de nutrição e na lavanderia.

De acordo com o secretário Geraldo Resende, a melhoria na estrutura física do Hospital Municipal Francisco Sales vai possibilitar um atendimento à população de Bodoquena, em local mais adequado, tanto para os usuários quanto para os profissionais que trabalham no local. “É um compromisso do governador Reinaldo Azambuja, que está sendo efetivado, demonstrando a grande preocupação do governo com o aprimoramento da saúde pública em todas as regiões de Mato Grosso do Sul”, afirma Geraldo Resende. “Com o incremento do turismo no Município, teremos que ter hospitais ainda melhor estruturados para atender a população local e, se necessário, os visitantes das belezas naturais desta região”, salienta.

Segundo o prefeito Kazu Horii, a reforma e ampliação do Hospital Municipal vai atender diretamente um pedido antigo da população. “Só tenho a agradecer o empenho do governador Reinaldo Azambuja e do secretário estadual Geraldo Resende, que deu todo o apoio necessário para a liberação dos recursos”. Parte do valor, cerca de R$ 450 mil, é resultante de emenda parlamentar do ex-deputado federal Elizeu Dionízio, com apoio do vereador Nelson de Paulo.

Melhoria

Para Fádua de Fátima Fazzi de Oliveira, administradora do Hospital Francisco Sales, a ampliação e a reforma vão possibilitar ao hospital melhorar o atendimento à população. A unidade, de pequeno porte, tem 24 anos de existência, é cem por cento municipal e presta atendimento de  baixa complexidade.

“Com a ampliação, será possível a criação, por exemplo, da ala vermelha no setor de urgência e emergência. A farmácia e a lavanderia serão adequadas às normas da vigilância sanitária e existe a possibilidade de, com a reforma do bloco cirúrgico, conquistarmos novos equipamentos para a realização de pequenas cirurgias”, explica Fádua.

O Hospital Francisco Sales tem 18 leitos, seis quartos, um bloco cirúrgico, uma sala de urgência e emergência, além de um consultório médico. Realiza cerca de mil atendimentos mensais em procedimentos como consultas ambulatoriais, inalação, curativos, exames de eletrocardiograma e Raios-X, entre outros.

Em média, realiza 35 internações/mês, além de 15 a 20 internações para observação (de até 24 horas) e cinco partos (entre normais e cesáreas) mensais. Atualmente sete médicos atendem na unidade, dos quais seis residem no Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva, com colaboração de Ricardo Minella

Contato: imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000