• img_0050
10.09.2020 - 08h25

Secretaria de Saúde de Bodoquena irá focar em monitoramento e busca ativa no enfrentamento à Covid-19

A Secretaria de Saúde por meio do Comitê Técnico de Enfrentamento à COVID-19 de Bodoquena traçou nova estratégia para o combate ao vírus, de acordo com a atual situação epidemiológica do município. Amanhã (11), o Posto de Controle e Monitoramento, popularmente conhecido como barreira sanitária, deixa de funcionar, e as equipes da Saúde trabalharão com monitoramento e busca ativa no comércio, atrativos turísticos e residências do município.

Conforme previsto em decreto municipal nº 193, o Posto de Controle e Monitoramento foi instalado no dia 28 de julho com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários, realizaram ações para controle e prevenção da covid-19.  Foram 40 dias de trabalho, das 7h às 21h e durante esse período, foram monitorados mais de 7 mil veículos e cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local, as principais cidades de origem são de Mato Grosso do Sul, porém houve registro de entrada de veículos de outros 18 Estados e do Paraguai.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do Município, Eríca Batista, com o aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus em Bodoquena, que atualmente soma 25 casos confirmados, a barreira não apresenta mais a mesma efetividade, por isso, Secretária de Saúde e Comitê traçaram nova estratégia de enfrentamento. “A partir de agora, as equipes se dedicarão a realizar busca ativa, orientações à população e monitoramento de casos e rede de contatos. É importante destacar que esse trabalho já vem sendo feito e nesse momento será intensificado”, explica Érica.

Ação de monitoramento e orientação, já vem sendo realizada no comércio e em atrativos turísticos, se estenderá a residências.  Dentro do município, equipes da saúde, com o apoio dos agentes comunitários realização as buscas nas casas, esclarecerão dúvidas e acompanharão a evolução dos casos.

Ações no comércio - Equipe volante de orientação da COVID-19 tem realizado ação de orientação no comercio local. As profissionais alertam em relação aos cuidados básicos para prevenção da proliferação do novo coronavírus no município. O trabalho consiste em conversa e entregara de folders com orientações adicionais e atinge todo o comercio. A ação também será realizada em residências e visa é coibir aglomerações para diminuir a curva de contágio.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000