• whatsapp_image_2020_05_29_at_17_19_09
29.05.2020 - 13h00

Secretaria de Turismo e trade se reúnem para discutir reabertura de atrativos

Seguindo medidas de espaçamento e obrigatoriedade de uso de máscaras, equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico se reuniu hoje (29), com trade turístico para tratar do plano de retomada das atividades turísticas no Município, diante da situação de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A previsão é que os empreendimentos possam reabrir a partir do dia 1 julho.

Proprietários de restaurantes, bares, hotéis e atrativos turísticos estiveram no auditório Mario Brother para discutir o plano e conhecer as medidas sanitárias que deverão ser adotadas em caso de reabertura. A reunião foi conduzida pelo secretário Hélio Ferreira, que apresentou metas a curto, médio e longo prazo, que precisarão ser respeitadas.

O Plano de retomada das atividades prevê que ela seja relaizada de forma gradativa, visando a preservação dos empregos, com ações de conscientização sanitária e manutenção destas, durante cada fase. Isso deve acontecer a partir do dia 1 de julho, a depender de como a pandemia avance no Município e no Estado de Mato Grosso do Sul.

A idéia é acompanhar a reabertura do turismo em cidades vizinhas, como Bonito e Miranda e avaliar essa evolução, além de dar tempo para que empresários conheçam e adotem o protocolo sanitário, que contempla medidas de distanciamento social, higiene pessoal e dos ambientes, comunicação e monitoramento.

Para o Hélio, a retomada deve ser feita com cuidado. “Precisamos avaliar a retomada em outros municípios para entender o que dará certo, e nos preparar para implantar essas ações já previstas aqui. É necessário garantir a segurança do turista, dos funcionários e da população”, acredita.

Representante do hotel Cachoeiras da Serra da Bodoquena, Márcia Ferreira, vê a retomada como necessária, mas diz que coloca a segurança da equipe e dos turistas em primeiro lugar, por isso é preciso um período para que a equipe seja treinada e para entender a reação dos clientes.

As ações que visam preservação das pessoas, que é uma preocupação do município. O secretário da saúde Michel Souza também esteve no local para apresentar medidas que vem sendo tomadas pela pasta.