• Evento aconteceu no Auditório Mario Brother
13.02.2020 - 10h17

Secretaria realiza palestra para apresentar novos modelos de produção de carne a produtores de assentamentos

Visando dar apoio e incentivar produtores rurais dos assentamentos, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, promoveu ontem (13), palestra com o tema “Melhoria genética na produção de bovinos nos Assentamentos rurais de Bodoquena”.

Foram discutidas e apresentadas novas práticas que vem sendo implantadas por produtores e que fortalecem e aumentam a produtividade. Também foi realizada capitação de interessados para que seja realizada implantação do modelo no Município, com apoio da secretaria e prefeitura. O principal objetivo, é viabilizar os pequenos produtores na produção de carne de qualidade e tornar isso uma marca da cidade.

Palestra foi ministrada pelo médico veterinário Carlos de Barros Leite Junior, que explicou vantagens do cruzamento industrial no melhoramento genético com a raça Angus. De acordo com ele, o projeto facilita a vida do produtor e melhora rentabilidade. “O melhoramento genético possibilita que o produtor melhore a qualidade da carne e tenha uma diminuição do tempo de abate dos animais. Hoje a Brasil tem um déficit onde 75% dos animais ainda são abatidos acima dos três anos, com a implantação da técnica conseguimos diminuir a idade de abate”, explica Carlos.

Na prática, o melhoramento da parte genética, possibilita que o produtor venda o gado mais rápido, o ciclo diminui, e como a carne é de qualidade superior, o preço também é diferenciado. “Hoje um Nelore desmamado está sendo comercializado na faixa de R$ 1.500, e um Angus desmamado com seis meses, está sendo comercializado por R$ 1.850, ou seja, R$ 350 de diferença, com três meses de antecedência. É uma ferramenta para que sobre mais dinheiro no bolso do produtor”, Ilustra o médico veterinário.

De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Hélio Ferreira, o próximo passo é discutir a realização. “Iremos discutir o modelo de realização, indo a propriedades conversar com os produtores e disseminar a idéia. Paralelo a isso, a formação de parceria para acompanhamento técnico e diretrizes de execução. Nosso foco são os Assentamentos Rurais”, pontua

Evento, que aconteceu no Auditório Mario Brother contou com a presença do prefeito Kazuto Horii, secretário, vereadores Carlos Petronilho e Nelson de Paula, e produtores rurais interessados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000