• whatsapp_image_2021_03_04_at_11_34_22
04.03.2021 - 10h32

Unidade de entreposto de pescado para agricultura familiar é tema de reunião em Bodoquena

Equipe da Secretaria deTurismo, Cultura,  Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico se reuniu com representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Diretoria de Políticas Agrícolas e Vigilância Sanitária para estudar a implantação de entreposto de pescado na cidade de Bodoquena.

Estudo realizado no município identificou a necessidade da oferta desse serviço. O foco da reunião foi descrever processos de pesquisa de mercado, estratégias, planos de produção e custos operacionais para tomada de decisão do negócio, formas de gerenciamento, fiscalização e controle.

A proposta de uma estrutura de entreposto de pescado estará ligada a inserção dos pequenos piscicultores ao acesso aos chamados mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), naturalmente, a unidade de entreposto sugerida será usada em outras formas de abastecimento, como rede de supermercados, lanchonetes e restaurantes.

Entre as estratégias definidas estão: a finalização do projeto do Serviço de Inspeção Municipal, estudo de viabilidade econômica, formas de concessão e gerenciamento.

Conforme o secretário deTurismo, Cultura,  Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Hélio Ferreira, e equipe seguirá se reunindo para construir uma solução.  “Continuaremos com acompanhamento e monitoramento das ações, buscando oferecer estrutura para que o produtor possa processar seu pescado” disse.

Representaram a AGRAER os técnicos Eduardo Barreto e Airton Garcez; Wagner José da Silva, representando a Associação dos Produtores do Assentamento Sumatra e presidente do CMDRS; eng. Danillo Angelo dos Santos, Chefe Departamento de Meio Ambiente; Joedir Silva da Cunha, representando a Diretoria de Técnica de Políticas Agrícolas; Ana Lúcia Pereira da Silva, do serviço de fiscalização de Vigilância Sanitária; Denise de Miranda, médica veterinária e Gestora de Desenvolvimento Rural na AGRAER (Setor de Agroindústria); Ricardo Dias Peruca, Gestor de Desenvolvimento Rural na AGRAER e Vera Lúcia de Oliveira Golze, representante da Regional de Anastácio AGRAER; João Sotoya Takagi, Secretário-Executivo, da Câmara Setorial Consultiva da Piscicultura (SEMAGRO) e o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Hélio Ferreira Gonçalves.

_________________________________________________________________________________________________________

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000