• img_20170214_174201277
15.02.2017 - 16h33

Vigilância Sanitária de Bodoquena por meio de palestras fomenta as Boas Práticas no serviço de Alimentação

Ministrado por especialista em Vigilância Sanitária, a primeira palestra de 2017 teve como objetivo Despertar o desejo de lavar as mãos de forma consciente de sua importância para prevenir e diminuir a transmissão de micro-organismos patogênicos para os alimentos, podendo atingir seriamente a saúde do consumidor. 

 A Vigilância Sanitária do município de Bodoquena/MS (VISA) promoveu ontem (14/02/2017) uma palestra sobre Revissão de Boas Práticas, com ênfase na Importância e nos passos de higienização das mãos para manipuladores de alimentos, inclusive aos vendedores ambulantes que trabalharão durante o carnaval deste ano. 

Todos os proprietários e/ou responsáveis de barracas que estiveram presentes no evento receberam um “Manual para o Manipulador de Alimentos” produzindo pela Coordenação de Vigilância Sanitária do Estado do Mato Grosso do Sul e, um Selo Municipal “Sou LEGAL” que deverá ser afixado nas referidas barracas.

Estiveram presentes quarenta vendedores de alimentos que vão trabalhar tanto nos locais onde haverá festas de carnaval, como também em restaurantes, sorveterias, balneários, hotéis, e, outros.

A especialista em Vigilância Sanitária, Dra. Ana Lúcia Pereira da Silva, explica que o objetivo do evento e do monitoramento é minimizar os possíveis riscos à saúde e melhorar a qualidade dos alimentos que serão vendidos durante o carnaval 2017 e, em outras festas populares. Ela relata que todo o ano vem oferecendo cursos, oficinas e palestras sobre todas as etapas de preparo, transporte e temperatura correta dos alimentos que são etapas igualmente importantes e merecem atenção. No entanto, não adianta um alimento ser bem preparado, se as mãos não estiverem bem lavadas.  Muitas doenças podem ser evitadas com lavagens adequadas das mãos, afirmou.

 A palestra repercutiu positivamente, segundo a fala das participantes: Elissandra A.M. Barreto que sempre manipula alimentos durante as festas na paróquia e conta que “os cursos são fundamentais porque a Ana Lúcia aborda questões científicas de forma que todo mundo entende”. Dona Emerenciana Penajo Leite, que é ambulante e vai vender churrasquinho durante o carnaval, conta que fica mais segura com a orientação recebida. “A gente sempre participa porque aprende coisas novas e com isso melhora nosso produto.” Quanto a Rosinete Rodrigues, que trabalha em um hotel ficou perplexa com a quantidade de bactéria existente nas mãos e no celular e, de hoje em diante vai lavar “bem” as mãos durante todo processo do preparo do alimento. 

Foram duas horas de pura aula sobre normas para higiene, EPI – equipamento de proteção individual e controle microbiológico utilizando a higienização correta das mãos. “A palestra faz parte das ações educativas da VISA que a  cada ano ressalta um tema específico buscando difundir as boas práticas manipulação de alimentos e de higiene do manipulador. Que se colocadas em prática pode-se evitar doenças como a hepatite A, diarréias ocasionadas por Salmonella, Staphylococcus aureus, Shigella, Escherichia coli. E adquirindo o habito de lavagens adequadas das mãos evita-se também o  rotavirus, conjuntivite, H1N1 e muitas outras. Consequentemente ganha a população que não ficará doente e a Secretária de Saúde por diminuir a demanda nas unidades de saúde," disse a palestrante. 

A preparação dos vendedores para o carnaval é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo que juntamente com a Secretária Municipal de Saúde impulsionaram a referida interlocução.